A água potável que recebemos em casa é um produto industrializado, implicando em custos de energia elétrica, produtos químicos, materiais, equipamentos, mão-de-obra qualificada para operação e manutenção do sistema de produção e distribuição de água e coleta de esgoto da cidade. Com o crescimento da cidade, surge a necessidade de dotá-la de extensão de redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto e seus respectivos ramais. Além disso, há o contínuo investimento na melhoria dos produtos e serviços prestados. Assim, todo recurso arrecadado volta para a comunidade em forma de qualidade de vida.
O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel onde existe o medidor de consumo (hidrômetro). A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa dágua pelo menos duas vezes ao ano. Toda caixa-dágua deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma verificação no sistema interno de sua casa antes de acionar a SAAE.
Ligando para 0800 035 2808 e/ou (35) 3271-1056 em horário de expedinete ou para o plantão (35) 3271-4628.
SIM. A segunda via da conta poderá ser retirada pela internet, aqui mesmo neste site, ou no atendimento ao público do SAAE. O consumidor deverá ter sempre em mãos o código da ligação que consta em sua fatura impressa. Em caso de constantes extravias da fatura de água deverá ligar para o SAAE para que seja solucionado o problema.
Sim. As mudanças das datas de vencimentos das contas poderão ser solicitadas pelos consumidores na sede do SAAE.
Com 30 (trinta) após o vencimento da conta, pode originar o corte. Para solicitar a religação o consumidor deverá quitar todas as contas em atraso e apresentá-las no atendimento ao público do SAAE.
O sistema faz a média dos últimos meses.
Pode ter havido um vazamento em sua residência. Para verificar se há possível vazamento, feche todas as torneiras. Se possuir depósito este deverá estar cheio. Se após isso o hidrômetro continuar girando indica um possível vazamento. Outra hipótese, pode ser um acúmulo de leitura. Para verificar o acúmulo de leitura, observe nas contas anteriores o registro de alguma ocorrência.
A cobrança do esgoto é referente a 30% do valor da água.
Quando a conta for entregue, observe no campo leitura atual quais foram os números tirados pelo leiturista. Com estes números em mãos, observe em seu hidrômetro os quatros dígitos pretos atuais da esquerda para a direita. Se o valor for igual ou maior, a leitura está correta.