Notícias


Furto de Hidrômetro

Por Adalberto / Data: 16/05/2022

Prezados Usuários, 


Tendo em vista o aumento dos casos de furto de hidrômetros, é importante explicar alguns pontos.


O § 2º do art. 56 da Resolução ARISSMIG Nº 009, de 21 de fevereiro de 2022, dispõe o seguinte:


“Art. 56 - Os usuários responderão pela guarda e proteção dos hidrômetros instalados, responsabilizando-se por qualquer intervenção intencional e indébita nos medidores.


(...)


§2º - Em caso de furto, roubo, remoção desautorizada ou danificação do hidrômetro por terceiros, a critério do SAAE, poderá ser instalado sem ônus novo medidor no imóvel, desde que o usuário apresente cópia do Boletim de Ocorrência relatando a empreitada criminosa.”


Sendo assim, esclarecemos que o registro da ocorrência deve ser efetuado pelo usuário tão logo identifique o fato. O registro da ocorrência pode ser feito através da Delegacia Virtual, disponível em https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/.


Feito o Boletim de Ocorrência por furto, o documento deve ser encaminhado a esta Autarquia para que possa ser realizada a instalação de novo medidor sem ônus ao usuário.

Edital de Convocação - PREVILAM

Por Adalberto / Data: 29/04/2022

Senhores (as) servidores efetivos, gostaria de comunicar que: Haverá eleição para o cargo de Diretor Presidente do PREVILAM no dia 13 de junho de 2022, na sede do Instituto, todos deverão comparecer para a votação, no horário das 08:00 as 17:00 horas.

Informo ainda que as inscrições estão abertas para eleição até a data de 18 de maio de 2022 e o edital com as regras está publicado no PREVILAM, na Prefeitura, SAAE, Câmara, Sindicato e nos Setores de Educação, Saúde e Obras.

Depois de homologadas as inscrições pelo Conselho Municipal de Previdência, serão divulgados os nomes dos candidatos.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 001-2022

Por Adalberto / Data: 19/04/2022

SEÇÃO DÍVIDA ATIVA

 

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 001-2022

 

 

 

Ficam notificados todos os devedores inadimplentes do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lambari – MG, inclusive aqueles não localizados por meio de correspondência específica, por se encontrarem em lugar incerto ou não sabido, que no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data desta publicação, os débitos pendentes  com vencimentos referentes aos exercícios de 2012 ao 2021 , decorrentes do não pagamento de tarifas dos serviços de água e esgoto sanitário e cobrança de extensões de redes e ramais de água e esgoto, que não forem quitados ou negociados, serão inscritos em dívida ativa, nos termos da Portaria nº 015/2021, Lei Municipal 1.145 de 22 de dezembro de 1997, Lei Federal 9.492 de 10 de setembro de 1997 e Lei Federal 6.830 de 22 de setembro de 1980.

Cód. Ligação

Endereço

Período do débito
      Mês/Ano

00110-7

RUA JOSE ANTONIO DA SILVA, 28 - SERTAOZINHO
Dezembro/2020 a março/2021

07598-6

TRAV. CHAGAS, 57 - CENTRO
Novembro/2021

03773-9

RUA DR. SILVIO FLEMING DOS SANTOS, 130 - SERTAOZINHO
Novembro/2021

00359-0

RUA ESPIRITO SANTO, 163 - SERTAOZINHO
Abril/2015 a novembro/2015

00449-9

RUA MAESTRO VICENTE PAULA DA SILVA, 40 - SERTAOZINHO
Setembro/2021 a novembro/2021

03237-5

PRAÇA NSA.SRA. DA SAUDE, 201 - - TERREO - CENTRO
Outubro/2021 e novembro/2021

00571-0

PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, 140 - APTO 101 - CENTRO
Outubro/2021

00572-8

RUA TIRADENTES, 10 - AP DE CIMA - CENTRO
Setembro/2021

00577-7

RUA TIRADENTES, 180 - CENTRO
Janeiro/2021 a março/2021

00578-5

RUA TIRADENTES, 194 - FUNDOS - CENTRO
Março/2021 a maio/2021

00614-8

RUA DR. GARÇAO STOCKLER, 43 - CENTRO
Junho/2021 a outubro/2021

03377-9

RUA DR. GARÇAO STOCKLER, 141 - CENTRO
Novembro/2021

00728-6

RUA DR. WADIH BACHA, 239 - CENTRO
Julho/2021 a setembro/2021

00785-6

RUA JOAQUIM MANOEL DE MELO, 210 - ALTO DA BOA VISTA
Janeiro/2014

00801-1

RUA JOAQUIM MANOEL DE MELO, 328 - ALTO DA BOA VISTA
Novembro/2021

04624-3

RUA JOAQUIM MANOEL DE MELO, 123 - PINGUIM
Maio/2021 a setembro/2021

08255-2

AV. RENATO NASCIMENTO, 565 - VOLTA DO O
Outubro/2021 e novembro/2021

04124-4

RUA DR. JOSE NICOLAU MILEO, 32 - VILA CAMPOS
Agosto/2021 a novembro/2021

05698-6

RUA RONALDO RAIMUNDI, 87 - JD. NOVO HORIZONTE
Agosto/2021 e novembro/2021

01030-6

RUA ANDRE RIBEIRO DA LUZ, 120 - JD. NOVO HORIZONTE
Novembro/2021

05113-6

RUA ROBERTO NASCIMENTO, 10 - Q-"M" - VISTA VERDE II
Março/2021
 

05003-9

RUA MANOEL NOGUEIRA DA MOTTA, 321 - VISTA VERDE II
Abril/2021 a julho/2021

01088-4

RUA FRANCISCO DE BIASO, 91 - APTO CIMA - CENTRO
Novembro/2021

08548-0

RUA ALBERTO SIQUEIRA RAMOS, 93 -  CASA 03 - CENTRO
Setembro/2021 e outubro/2021

01150-2

RUA JOAQUIM ANDRE DE CARVALHO, 83 - CORREDOR
Dezembro/2020 

01158-5

RUA JOAQUIM ANDRE DE CARVALHO, 86 - CORREDOR
Agosto/2021 a outubro/2021

06550-8

RUA JOAQUIM ANDRE DE CARVALHO, 975 - CORREDOR
Maio/2021 e junho/2021

07134-0

RUA GERALDO AFONSO DE SOUZA, 45 - CERAMICA
Agosto/2021 e setembro/2021

08439-2

RUA VIRGILIO DE MELO FRANCO, 225 - 8 - CENTRO
Setembro/2021 a novembro/2021

01327-6

RUA AFONSO DE VILHENA PAIVA, 160 - CENTRO
Agosto/2021 a novembro/2021

01356-5

AV. VITAL BRASIL, 140 - CAMPINHO
Outubro/2021 e novembro/2021

07427-8

RUA SANTA ROSA, 69 - APT 202 - CAMPINHO
Janeiro/2017 e março/2017

05328-0

RUA DONA BELA, 10 - CAMPINHO
Julho/2021 a setembro/2021

05462-7

RUA DONA BELA, 10 - B - CAMPINHO
Outubro/2021

01434-0

RUA TOMAZ ANTONIO GONZAGA, 20
Novembro/2021

01435-7

RUA TOMAZ ANTONIO GONZAGA, 18 - FUNDOS - CAMPINHO
Dezembro/2020 a novembro/2021

08081-2

RUA TOMAZ ANTONIO GONZAGA, 18 - C - CAMPINHO
Dezembro/2020 a maio/2021

01437-3

RUA TOMAZ ANTONIO GONZAGA, 10 - FUNDOS - CAMPINHO
Julho/2021 a novembro/2021

01505-7

RUA TOMAZ ANTONIO GONZAGA, 161 - CAMPINHO
Setembro/2021
 

08549-8

AV. VITAL BRASIL, 247 - TD - CAMPINHO
Janeiro/2021 a maio/2021

05227-4

RUA BIBIANO JOSE DA SILVA, 76 - ALTO DA BOA VISTA
Agosto/2021 a novembro/2021

01647-7

RUA GABRIEL BACHA, 240 - ALTO DA BOA VISTA
Novembro/2021

04764-7

RUA GABRIEL BACHA, 98 - A - ALTO DA BOA VISTA
Janeiro/2021, março/2021 e maio/2021

06136-6

RUA GABRIEL BACHA, 82 - FRENTE - ALTO DA BOA VISTA
Novembro/2021

04050-1

RUA PREF. HENRIQUE CABRAL, 366 - CAMPINHO
Dezembro/2020 a maio/2021

03898-4

RUA CELSO VITOR DA SILVA, 94 - LOTE.ALBERTO FRANCO
Outubro/2021 e novembro/2021

04522-9

RUA PREF. HENRIQUE CABRAL, 10 - CAMPINHO
Outubro/2021

02201-2

RUA DOS ANDRADAS, 17 - CAMPINHO
Dezembro/2020 a maio/2021

04420-6

RUA PROFESSOR CELSO CUNHA, 85 - ESPLANADA
Fevereiro/2021 a julho/2021

02114-7

RUA JOSE SANTORO, 137 - SILVESTRINI
Dezembro/2018 a março/2021

02172-5

RUA JOSE VICENTE DE OLIVEIRA, 117 - SILVESTRINI
Outubro/2017, dezembro/2017 e fevereiro/2018

06325-5

RUA PAULO GRANDINETTI VIOLA, 193 - SILVESTRINI
Setembro/2021 a novembro/2021

03909-9

 

RUA MESSIAS MACHADO DA SIVEIRA, 148 - VILA NOVA
Novembro/2021

01825-9

RUA MESSIAS MACHADO DA SIVEIRA, 141 - VILA NOVA
Dezembro/2020 a maio/2021

01844-0

RUA MESSIAS MACHADO DA SIVEIRA, 329 - VILA NOVA
Novembro/2021

01858-0

RUA ANTONIO HORTA BARBOSA, 573 - VILA NOVA
Dezembro/2020 a maio/2021

08108-3

RUA ANTONIO HORTA BARBOSA, 31 - VILA NOVA
Novembro/2020 , junho/2021 a setembro/2021 

04143-4

RUA TOME LOBO, 33 - VILA NOVA
Dezembro/2020 a maio/2021

08125-7

RUA CLAUDIO MANOEL DA COSTA, 41 - FUNDOS - VILA NOVA
Dezembro/2020 a maio/2021

01879-6

RUA MARTA SHIMA, 228 - VILA NOVA
Julho/2021 a novembro/2021

08561-3

RUA MARTA SHIMA, 231 - - VILA NOVA
Julho/2021, setembro/2021 a novembro/2021

03802-6

RUA MARTA SHIMA, 202 - A - VILA NOVA
Agosto/2021

04560-9

RUA CLAUDIO MANOEL DA COSTA, 213 - A - VILA NOVA
Setembro/2021 a novembro/2021

01919-0

RUA XV DE NOVEMBRO, 54 - VILA NOVA
Abril/2021 a julho/2021

05979-0

RUA PEDRO GENTIL, 80 - Q "A"L"07" - VILA RICA
Novembro/2021

07925-1

RUA MARIA APARECIDA VILELA GUERRA, 65 - VILA RICA
Agosto/2021 a novembro/2021

04234-1

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 156 - B - VILA NOVA
Julho/2021 a novembro/2021

01740-0

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 194 - VILA NOVA
Novembro/2021

06590-4

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 205 - FUNDOS - VILA NOVA
Abril/2021 a julho/2021

04297-8

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 219 - VILA NOVA
Novembro/2021

04640-9

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 253 - F - VILA NOVA
Julho/2021 a setembro/2021

01760-8

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 332 - VILA NOVA
Janeiro/2021 e maio/2021

01763-2

RUA PE. CARLOS DE TOLEDO, 362 - VILA NOVA
Março/2021 a junho/2021

03329-0

RUA BUENO BRANDAO, 429 - A - VILA NOVA
Outubro/2021 e novembro/2021

04235-8

RUA BUENO BRANDAO, 298 - VILA NOVA
Julho/2021, setembro/2021 e novembro/2021

08366-7

RUA BUENO BRANDAO, 126 - VILA NOVA
Dezembro/2020 a novembro/2021

06202-6

RUA BUENO BRANDAO, 139 - VILA NOVA
Agosto/2021 a novembro/2021

03870-3

RUA JOAQUIM COSTA CRUZ, 323 - - APTO 02 - ALTO DA BOA VISTA
Outubro/2021

01562-8

RUA JOAQUIM ALBINO, 33 - ALTO DA BOA VISTA
Julho/2021 a outubro/2021

02508-0

AV. DR. JOAO BRAULIO JUNIOR, 126 - VOLTA DO LAGO
Novembro/2021
 

02311-9

RUA ARLINDO ANTONIO DOS SANTOS, 45 - PINHAO ROXO
Janeiro/2021 a maio/2021

04238-2

RUA BENEDITO JOSE DE MELO, 17 - PINHAO ROXO
Agosto/2021

02342-4

RUA BENEDITO JOSE DE MELO, 182 - PINHAO ROXO
Agosto/2021 a novembro/2021

04988-2

AV. JOSE CAPISTRANO, 491 - PINHAO ROXO
Dezembro/2020 a abril/2021

02381-2

RUA VISCONDE DO RIO BRANCO, 307 - PINHAO ROXO
Abril/2021 a junho/2021

05980-8

AV. JOSE CAPISTRANO, 85 - PINHAO ROXO -
Setembro/2021 e novembro/2021

02524-7

RUA SEBASTIAO LUIZ FERNANDES, 95 - GALO BRANCO
Julho/2021 , agosto/2021, outubro/2021 e novembro/2021

06767-8

RUA SEBASTIAO LUIZ FERNANDES, S/N - LOTE - GALO BRANCO
Julho/2021

02475-2

AV. DR. JOAO BRAULIO JUNIOR, 1946 - VOLTA DO LAGO
Abril/2015,junho/2015,agosto/2015 e setembro/2015

02468-7

AV. DR. ANTONIO GONÇALVES FERREIRA, 43 - LAKE CITY
Novembro/2021

08384-0

RUA EUGENIO RIO DEL RIO, 144  - LAKE CITY
Novembro/2014, dezembro/2014, junho/2015, novembro/2015 a fevereiro/2016,abril/2016,agosto/2016,setembro/2016 e outubro/2016

06845-2

RUA JORNALISTA HELIO SARMENTO, 335 - JARDIM DO LAGO
Novembro/2021

02594-0

RUA JORNALISTA HELIO SARMENTO, 277 - JARDIM DO LAGO
Outubro/2021

06853-6

AV. MAURICIO LEO, 356 - FLORESTA
Março/2021, abril/2021 e julho/2021

03369-6

AV. SAO FRANCISCO DE ASSIS, 295 - CORTE DE PEDRA
Novembro/2021

04159-0

AV. SAO FRANCISCO DE ASSIS, 334 - CORTE DE PEDRA -
Dezembro/2020, janeiro/2021, março/2021 a maio/2021

07489-8

AV. GETULIO VARGAS, 135 - VOLTA DO LAGO
Agosto/2021 a novembro/2021

02750-8

RUA JOSE AVELINO DOS SANTOS, 8 - SAUDADE
Maio/2021 a novembro/2021

02756-5

RUA JOSE AVELINO DOS SANTOS, 20 - SAUDADE
Abril/2021 e julho/2021

02768-0

RUA ANTONIO DE ARAUJO DANTAS, 162 - SAUDADE
Setembro/2021 e novembro/2021

08530-8

RUA RUA 1, 1 - LOTE 11 - QUADRA 1 - NOVA LAMBARI
Setembro/2021 a novembro/2021

08394-9

RUA 06, S/N - NOVA LAMBARI
Janeiro/2021 a maio/2021

08468-1

RUA 2, 620 - NOVA LAMBARI
Outubro/2021

08411-1

RUA 4, 440 - NOVA LAMBAR
Junho/2021 a novembro/2021

03559-2

RUA MARIA DO CARMO TOMAZ, 43 - VILA BRASIL
Novembro/2021

03626-9

RUA MARIA DO CARMO TOMAZ, 62 - VILA BRASIL
Setembro/2021 e outubro/2021

04038-6

RUA MARIA DO CARMO TOMAZ, 155 - VILA BRASIL
Dezembro/2017 a julho/2019

04303-4

RUA OSWALDO DE ANDRADE, 169 - - A - VILA BRASIL
Outubro/2021

04070-9

RUA GREGORIO DE MATOS, 171 - VILA BRASIL
Setembro/2021 a novembro/2021

03609-5

RUA GREGORIO DE MATOS, 177 - VILA BRASIL
Fevereiro/2020 a outubro/2020 e maio/2021

03012-2

RUA OSWALDO DE ANDRADE, 20 - VILA BRASIL
Janeiro/2021

04990-8

RUA OSWALDO DE ANDRADE, 170 - - A - VILA BRASIL
Outubro/2021 e novembro/2021

04150-9

RUA MONTEIRO LOBATO, 200 - - A - VILA BRASIL
Fevereiro/2021, abril/2021 a junho/2021

03498-3

RUA MONTEIRO LOBATO, 200 - VILA BRASIL
Novembro/2021

03030-4

RUA MONTEIRO LOBATO, 101 - VILA BRASIL
Dezembro/2020 , janeiro/2021, maio/2021 e junho/2021

03050-2

AV. MARIO DE ANDRADE, 66 - VILA BRASIL
Outubro/2021

03072-6

RUA ERICO VERISSIMO, 254 - VILA BRASIL
Novembro/2021

03421-5

RUA ERICO VERISSIMO, 133 - VILA BRASIL
Janeiro/2021 a maio/2021

04163-2

RUA CLARICE LISPECTOR, 161 - VILA BRASIL
Agosto/2021 a novembro/2021

03693-9

RUA CLARICE LISPECTOR, 124 - VILA BRASIL
Maio/2021, agosto/2021 a novembro/2021

03523-8

RUA JORGE DE LIMA, 50 - VILA BRASIL
Janeiro/2021 a março/2021

03931-3

RUA CLARICE LISPECTOR, 43 - VILA BRASIL
Dezembro/2020 a agosto/2021

03332-4

RUA CLARICE LISPECTOR, 44 - VILA BRASIL
Outubro/2021 e novembro/2021

03139-3

RUA CLARICE LISPECTOR, 33 - VILA BRASIL
Setembro/2021 e novembro/2021

03140-1

AV. MARIO DE ANDRADE, 89 - HIDROMETRO - VILA BRASIL
Novembro/2021

03153-4

AV. MARIO DE ANDRADE, 184 - VILA BRASIL
Maio/2021

03157-5

AV. MARIO DE ANDRADE, 232 - VILA BRASIL
Junho/2021

03158-3

AV. MARIO DE ANDRADE, 240 - VILA BRASIL
Janeiro/2021 a maio/2021

03163-3

RUA JORGE DE LIMA, 110 - VILA BRASIL
Outubro/2021 e novembro/2021

06459-2

RUA JOSE MARTINS DA SILVA SOBRINHO, 28 - BECO - CAMPO BELO
Fevereiro/2021 a maio/2021

04800-9

RUA PROFª LOURDES NOGUEIRA IENO, 615 - - A - CAMPO BELO
Outubro/2021 e novembro/2021

02919-9

RUA PREF. BERNARDO AROEIRA, 592 - MATADOURO
Março/2021 a novembro/2021

06470-9

RUA PREF. BERNARDO AROEIRA, 637 - CAMPO BELO
Dezembro/2020 a maio/2021

02929-8

RUA PREF. BERNARDO AROEIRA, 629 - MATADOURO
Outubro/2021 e novembro/2021

03933-9

RUA VICENTE DOMINGOS DOS SANTOS, 20 - MATADOURO
Novembro/2021

02972-8

RUA PEDRO RIBEIRO, 136 - CAMPO BELO
Dezembro/2020 a maio/2021

01778-0

AV. SANTA BARBARA, 122 - NOVA BADEN
Fevereiro/2021 a novembro/2021

04609-4

AV. SANTA BARBARA, 68 - A - NOVA BADEN
Janeiro/2016 e março/2016

08385-7

RUA PROJETADA, 10 - NOVA BADEN
Julho/2021, setembro/2021 e novembro/2021

08029-1

ESTR. NOVA BADEN, S/N - NOVA BADEN
Dezembro/2020

08383-2

ESTR. NOVA BADEN, 25 - NOVA BADEN
Outubro/2021

05903-0

RUA 6 CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, 22 - L-Q-"F" - RECANTO DA SERRA
Dezembro/2020

04894-2

RUA 6 CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, 80 - L-23-Q-"G" - RECANTO DA SERRA
Agosto/2021 a novembro/2021

05802-4

RUA 6 CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, 36 - RECANTO DA SERRA
Outubro/2021 e novembro/2021

06159-8

RUA 5 VINICIUS DE MORAES, 20 - Q"E" - RECANTO DA SERRA
Agosto/2021 a novembro/2021

05694-5

RUA 5 VINICIUS DE MORAES, 1 - Q-"F" - RECANTO DA SERRA
Outubro/2021

05602-8

RUA 8 JOSE DE ALENCAR, 10 - LOTE-Q-"E" - RECANTO DA SERRA
Outubro/2021 e novembro/2021

04939-5

RUA 4 CASTRO ALVES, 65 - RECANTO DA SERRA
Agosto/2021 a novembro/2021

05627-5

RUA 4 CASTRO ALVES, 88 - RECANTO DA SERRA
Março/2019 a julho/2019

06738-9

RUA 2 MANUEL BANDEIRA, 54 - RECANTO DA SERRA
Novembro/2021

08136-4

RUA 1 GRACILIANO RAMOS, 40 - B - RECANTO DA SERRA
Novembro/2021

06684-5

RUA 1 GRACILIANO RAMOS, 14 - A - RECANTO DA SERRA
Agosto/2021

04942-9

RUA 1 GRACILIANO RAMOS, 12 - RECANTO DA SERRA
Novembro/2021

07497-1

RUA SAO JOAO, S/N - SAO JOAO
Setembro/2021 a Novembro/2021

05547-5

RUA PRINCIPAL, 3 - SEQ.LEIT. - SAO JOAO
Janeiro/2017

08049-9

RUA SÃO SIMÃO, 217 - SÃO SIMÃO
Setembro/2021 a novembro/2021

06995-5

RUA SÃO SIMÃO, 85 - FUNDOS - SÃO SIMÃO
Dezembro/2020 a maio/2021

08290-9

RURAL FAZENDINHA, 919 - SERROTE
Dezembro/2020 a maio/2021

06610-0

RUA G, 14 - COHAB BAIRRO COLINA
Agosto/2021 a novembro/2021

06947-6

RUA I, 32 - COHAB BAIRRO COLINA
Novembro/2021

06918-7

RUA D, 16 - COHAB BAIRRO COLINA
Agosto/2021 a novembro/2021

06961-7

RUA D, 35 - COHAB BAIRRO COLINA
Agosto/2021 a novembro/2021

06353-7

RUA JOSE PAULO DA SILVA, 141 - RES.PITANGUEIRA
Julho/2021 a setembro/2021

07784-2

RUA JOSE PAULO DA SILVA, 150 - LT13 QAO - RES.PITANGUEIRA
Agosto/2021 a novembro/2021

08479-8

RUA JOAQUIM LEAO, 238 - RES.PITANGUEIRA
Novembro/2021

07174-6

RUA PIEDADE LOREDO DA SILVA, S/N - S/Nº - RES.PITANGUEIRA -
Outubro/2021

07273-6

AV. SILVIO JOSE DA CRUZ, 340 - QUADRA I - RES.PITANGUEIRA
Dezembro/2020 a maio/2021

05926-1

AV. SILVIO JOSE DA CRUZ, 310 - RES.PITANGUEIRA
Janeiro/2021 a maio/2021

06309-9

RUA ANTONIO LEVINDO DE ANDRADE, 33 - RES.PITANGUEIRA
Setembro/2021 e novembro/2021

05734-9

RUA ANTONIO LEVINDO DE ANDRADE, 122 - RES.PITANGUEIRA
Novembro/2021

07164-7

RUA ANTONIO LEVINDO DE ANDRADE, 74 - RES.PITANGUEIRA
Dezembro/2020 a maio/2021

08213-1

RUA ELISA LEMOS GENTIL LOBO, 220 - RES.PITANGUEIRA
abril/2021 a outubro/2021

 

Lambari, 18 de abril  de 2022.

 

 

 

ELAINE CRISTINA ALFREDO SILVA                                       Monica Campos Guimarães

Seção Dívida Ativa                                                                       Assessor Jurídico

OAB 175667

 

 

 

Novos critérios e flexibilização para enquadramento na tarifa social de água

Por Pablo / Data: 24/02/2022

Através da Resolução nº 008 de 21/02/2022, publicada em 23/02/2022, foi revista a resolução anterior, nº 032/2021, flexibilizando alguns critérios para enquadramento na tarifa social de água.

Os critérios passam a ser:


Art. 3º - São critérios mínimos cumulativos para enquadramento das Unidades Usuárias na Tarifa Residencial Social:

I - A Unidade Usuária deve compor a Categoria Residencial;

II - A família domiciliada na Unidade Usuária deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico;

III – A Unidade Usuária deve ter algum beneficiário de programa de transferência de renda do governo federal, sendo o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), mediante comprovação;

IV – Consumo médio de energia elétrica da Unidade Usuária – últimos 06 (seis) meses – não superior a 120 Kwh/mês, mediante comprovação.

Parágrafo único. A comprovação da fruição do benefício do programa de transferência de renda do governo federal, tal como prevista no inciso III do caput, ocorrerá por meio da apresentação do extrato bancário do depósito do benefício.


Art. 4º - Para a inclusão da Unidade Usuária na Tarifa Residencial Social, o usuário deve dirigir-se ao SAAE para atualização de seu cadastro e comprovação de inscrição no CadÚnico, onde será exigido:

I - Requerimento do usuário emitido pelo setor comercial de cadastramento na categoria residencial social;

II - Cópia de documento de identidade e CPF;

III - Comprovação de um dos membros da Unidade Usuária estar inscrito no CADÚnico do Governo Federal, através da Secretaria de Assistência Social do Município de Lambari, devendo apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único atualizada, cuja data de emissão tenha sido realizada em até 03 (três) meses da data da solicitação;

IV – Comprovante atualizado de que é beneficiário de algum dos programas citados no Inciso III do artigo anterior;

V – Fatura atual de energia elétrica da Unidade Usuária, onde conste a média de consumo dos últimos 06 (seis) meses;

VI - Documento hábil que comprove a titularidade do imóvel ou de seu cônjuge; (escritura de compra e venda com registro);

VII - Documento hábil que comprove a posse ou detenção do imóvel ou de seu cônjuge (contrato particular de compra e venda com firma reconhecida em cartório);

VIII - Documento hábil que comprove a posse direta sobre o imóvel ou de seu cônjuge, cedida pelo proprietário (contrato de locação, com firma reconhecida);

§ 1º - O prestador de serviços de saneamento deverá efetivar a inclusão da Unidade Usuária na Categoria Residencial Social em até 30 (trinta) dias após a data de solicitação de cadastro, comprovados os critérios mínimos.

§ 2º - O recadastramento para renovação do benefício deverá ser realizado pelo usuário a cada 12 (doze) meses. O não recadastramento implicará no cancelamento automático do benefício.

§3º - O recadastramento da Unidade Usuária na Tarifa Residencial Social poderá ser feito automaticamente pelo prestador de serviços com base em informações fornecidas pelo órgão de assistência social do município.

§ 4º - A Unidade Usuária deverá estar adimplente com o prestador de serviços de saneamento nos últimos 12 (doze) meses no ato do recadastramento.

§ 5º - Caso o(a) beneficiário(a) do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), seja o titular da conta de água, conforme consulta no cadastro do SAAE, fica dispensado a apresentação dos itens VI ao VIII deste artigo.

§6º Para fins de comprovação da propriedade ou da posse, tais como referidas nos incisos VI, VII e VIII do caput deste artigo, poderão ser apresentados quaisquer documentos hábeis, tais como guia de pagamento de IPTU, fatura de energia elétrica ou, na falta de quaisquer documentos, declaração, firmada pelo proprietário ou possuidor, sob as penas da lei, de que possui a posse mansa e pacífica do imóvel.

 

O documento pode ser baixado na página inicial do nosso site (www.saaelambari.mg.gov.br), menu “Legislação”, item “Tarifa Social”. Mais informações, consultar nossos canais de atendimento.

Novo Regulamento dos Serviços Públicos prestados pelo SAAE de Lambari/MG

Por Pablo / Data: 24/02/2022

Novo Regulamento dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água, Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário prestados pelo SAAE de Lambari é aprovado pela Entidade Reguladora, através da RESOLUÇÃO ARISSMIG Nº 009, de 21/02/2022, publicada em 23/02/2022.


O anterior, datado do ano 2000, continha conteúdo que não atendia as legislações superiores atuais, bem como às boas práticas operacionais e gerenciais. Por esta razão, iniciou-se um estudo de atualização, com o suporte do CISAB SUL / ARISSMIG.

Após a devida tramitação legal, através das fases previstas pela Entidade Reguladora (CISAB SUL/ARISSMIG), o SAAE conta agora com um regulamento moderno, referente aos Serviços Públicos que presta.


O documento pode ser baixado na página inicial do site (www.saaelambari.mg.gov.br), menu “Legislação”, item “Regulamento”

Instituições Credenciadas

Por Adalberto / Data: 31/01/2022

Caros Usuários,


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lambari – MG, informa que os bancos credenciados ao recebimento de guias emitidas por este Órgão são:


BANCO BRADESCO S.A.;

BANCO DO BRASIL S.A.;

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;

COOPERATIVA DE CREDITO CREDIVAR LTDA. - SICOOB CREDIVAR; e,

ITAU UNIBANCO S.A.;


O serviço de recebimento é prestado por intermédio da rede de agências de cada instituição financeira, postos de atendimento, estabelecimentos, ou ainda através de seus correspondentes, representantes ou agentes arrecadadores, caso existam.


O pagamento das guias em instituições financeiras que não sejam as elencadas anteriormente não possui amparo legal perante a esta Autarquia. 


É do conhecimento deste Órgão que bancos além dos relacionados têm aceitado o pagamento. Estes atuam apenas como intermediadores, não cabendo a esta Autarquia efetuar a fiscalização sobre os mesmos. Compete a cada usuário decidir pela forma de pagamento.


Em caso de necessidade de religação de água e outros serviços em que seja necessário a apresentação de comprovante de pagamento, somente serão aceitos documentos emitidos pelos agentes credenciados perante esta Autarquia de Saneamento. Do contrário, a prestação do serviço fica restrita ao recebimento do arquivo de retorno emitido pelos bancos credenciados.

CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA CEMIG D Nº 001/2020

Por Adalberto / Data: 10/12/2021

Na última quarta-feira, 01/12/2021, tivemos o prazer de participar da Solenidade de Abertura dos Projetos aprovados na CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA CEMIG D Nº 001/2020 da CEMIG DISTRIBUIÇÃO S/A. Após todas as fases, previstas no edital, podemos comemorar o grande resultado de que o SAAE de Lambari/MG teve seu projeto selecionado. Com isso, receberemos um investimento R$ 383.094,19 (trezentos e oitenta e três mil e noventa e quatro reais e dezenove centavos), sendo R$ 378.094,19 (trezentos e setenta e oito mil e noventa e quatro reais e dezenove centavos) o valor oriundo do Programa de Eficiência Energética – PEE, que é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) o valor da contrapartida do SAAE. 


Estes recursos contribuirão para modernização de um de nossos motores e seu respectivo painel com sistema com inversor de frequência, na Captação de Água Bruta do Ribeirão Mumbuca, bem como proporcionará redução de aproximadamente 201,16 MWh/ano e 28,25 kW de redução de demanda na ponta, contribuindo para a redução dos nossos custos com energia elétrica. Esse projeto possuí uma relação custo benefício de 0,65.


Este importante resultado, teve a colaboração da empresa desenvolvedora do projeto, DEODE INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA EM ENERGIA LTDA., contratada através do Chamamento Público nº 001/2020 do SAAE.


Nossos agradecimentos ao servidor Adalberto Luiz da Silva, que conduziu todos os trâmites legais da contratação e que, hoje, é o Coordenador do Projeto, que está em fase de execução.


Na cerimônia, conduzida pelo Diretor da CEMIG D, Sr. Marney Tadeu Antunes, estavam presentes os representantes do 08 (oito) projetos selecionados:


COPASA - Ricardo Augusto Simões Campos - Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos

Prefeitura Municipal de Pará de Minas - Elias Diniz - Prefeito

SAAE LAMBARI - Pablo Luiz Lopes - Diretor

Santa Casa de Campo Belo - José Geraldo Fernandes - Provedor

Santa Casa de São Sebastião Do Paraíso - Fernando Montans Alvarenga - Provedor

Santa Casa de Patrocínio - José Carlos Dias - Provedor

UFMG - Veterinária - Rui Rothe-Neves - Chefe de Gabinete

SAAE de Lambari/MG implanta e regulamenta a Tarifa Residencial Social

Por Pablo / Data: 15/09/2021

O SAAE de Lambari/MG comunica à todos os interessados e usuários que, mediante estudo técnico apoiado fortemente pelo Consórcio dos Serviços Municipais de Saneamento do Sul de Minas, CISAB SUL, culminando na publicação da Resolução da Agência Reguladora (ARISSMIG) nº 032 de 23 de agosto de 2021, fica instituída e regulamentada a Tarifa Residencial Social, que tem por finalidade proporcionar o fornecimento dos serviços de água e esgoto às famílias de baixa renda, risco e vulnerabilidade social, através de uma tarifa diferenciada, com descontos de 20 a 40% na tarifa residencial padrão.


Critério mínimos para o enquadramento:

I - A Unidade Usuária deve compor a Categoria Residencial;

II - A família domiciliada na Unidade Usuária deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico;

III – A Unidade Usuária deve ter algum beneficiário de programa de transferência de renda do governo federal, sendo o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), mediante comprovação;

IV – Consumo médio de energia elétrica da Unidade Usuária – últimos 06 (seis) meses –  não superior a 100 Kwh/mês, mediante comprovação.


Como requerer?

I - Requerimento do usuário emitido pelo setor comercial de cadastramento na categoria residencial social;

II - Cópia de documento de identidade e CPF;

III - Comprovação de um dos membros da Unidade Usuária estar inscrito no CADÚnico do Governo Federal, através da Secretaria de Assistência Social do Município de Lambari, devendo apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único atualizada, cuja data de emissão tenha sido realizada em até 03 (três) meses da data da solicitação;

IV – Comprovante atualizado de que é beneficiário de algum dos programas citados no Inciso III do artigo anterior;

V – Fatura atual de energia elétrica da Unidade Usuária, onde conste a média de consumo dos últimos 06 (seis) meses;

VI - Documento hábil que comprove a titularidade do imóvel ou de seu cônjuge; (escritura de compra e venda com registro);

VII - Documento hábil que comprove a posse ou detenção do imóvel ou de seu cônjuge (contrato particular de compra e venda com firma reconhecida em cartório);

VIII - Documento hábil que comprove a posse direta sobre o imóvel ou de seu cônjuge, cedida pelo proprietário (contrato de locação, com firma reconhecida);


Observação: caso o(a) beneficiário(a) do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), seja o titular da conta de água, conforme consulta no cadastro do SAAE, fica dispensado a apresentação dos itens VI ao VIII.


Prazo de análise e efetivação do cadastro: 30 dias após solicitação.


Exigência: não pode constar débito do imóvel.


Mais informações nos canais de atendimento do SAAE.

Consulta da Resolução Completa (Res. ARISSMIG nº 032 de 23/08/21), no menu Legislação na página inicial.

Melhor Economizar

Por Adalberto / Data: 24/08/2021

O desperdício de água é uma das principais causas da falta de água em várias localidades. Combater esse problema é dever do cidadão, dos empresários e do Estado.



O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade. Nesse sentido, é importante compreender o problema analisando a totalidade da questão, ou seja, a quantidade de água desperdiçada não somente pelo mau uso residencial, mas também pelos equipamentos públicos e práticas econômicas em geral.


As formas mais comuns e citadas de desperdício de água são conhecidas por todos: a torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, a mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, os excessos na limpeza dos carros, entre outras práticas. Mas essa não é a única causa para o problema em questão.


Uma considerável parte do desperdício acontece no transporte da água até o consumidor, o que é resultado de tubulações públicas velhas ou danificadas, obras mal realizadas, além dos famosos “gatos” ou redirecionamentos de água clandestinos. Isso acontece em todos os países, que sempre apresentam certa taxa de desperdício de água: o Japão, por exemplo, desperdiça 10% de sua água; a Alemanha perde 9%, seguindo a média dos países europeus. O Brasil, no entanto, chega a desperdiçar 37%, conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e, se considerarmos apenas a água tratada, esse número salta para 41%.


Uma questão curiosa acontece no estado de São Paulo, que, desde 2014, vive o alarde da crise da água: segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, a capital Paulista e sua região metropolitana desperdiçam o equivalente a quatro vezes o volume hídrico poupado. Portanto, além de investir em novas formas de captação água, é necessário diminuir esse grande fluxo perdido de água, principalmente com a renovação dos dutos de transporte.


Vale lembrar, no entanto, que a atividade que mais desperdiça água é a agricultura. Nas áreas irrigadas, por exemplo, o desperdício chega a 50% da água utilizada, tanto por vazamentos quanto pelo emprego de técnicas que utilizam mais recursos hídricos do que o necessário, bem como as perdas por evaporação. A mudança nas práticas agrícolas e a adequação nos métodos de irrigação podem ser fatores para diminuir o consumo de água sem afetar a produção de alimentos e produtos primários em geral.


Outra atividade da economia que apresenta um elevado desperdício de água é a indústria, embora existam muitas fábricas que adotam o consumo consciente e que apostam em ideias de reutilização da água e outros. É necessário, portanto, desenvolver estratégias de uso sustentável da água, o que significa desperdiçar e consumir menos sem necessariamente comprometer a produção e a economia.


Os impactos do desperdício da água são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca. Por causa disso, é importante que todos façam a sua parte, desde o cidadão em sua casa, passando pelo Estado, até as diferentes práticas da economia.




Extraído de:  https://www.preparaenem.com/geografia/desperdicio-agua.htm

Texto: Por: Rodolfo F. Alves Pena

Não Pague suas Contas de Água Através de PIX

Por Adalberto / Data: 14/05/2021

Informamos aos nossos usuários que os pagamentos das faturas de água e esgoto, bem como outras faturas emitidas por esta Autarquia devem ter o pagamento realizado através da rede de Agências Bancárias credenciadas junto a este Órgão.


A realização de PIX para as contas desta Autarquia não geram arquivo retorno dos pagamentos, não sendo possível vincular os mesmos às respectivas contas.




Reajuste Tarifário - julho/2021

Por Adalberto / Data: 03/05/2021

INFORMATIVO SAAE LAMBARI/MG

 REAJUSTE DAS TARIFAS


Após a devida realização de Audiência Pública no dia 09/03/2021, a AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO DO SUL DE MINAS GERAIS – ARISSMIG cumprindo o que determina a Lei Federal 11.445/07, através da RESOLUÇÃO Nº 006 de 10 de março de 2021, CONCEDEU ao SAAE de Lambari-MG, o reajuste das tarifas dos serviços de saneamento e demais preços públicos no percentual de 25,71%, que corresponde ao índice inflacionário – IGPM – acumulado dos últimos 12 meses (fevereiro/20 a janeiro/21).

Portanto, tal reajuste incidiria no ciclo de leitura/faturamento de maio/2021, contudo, diante do cenário de pandemia e Resoluções impostas pela própria Agência Reguladora, no período de Onda Roxa que o Estado de Minas Gerais presenciou, o SAAE decidiu, levando em consideração o cenário econômico atual, por prorrogar tal reajuste para o ciclo de leitura de julho/2021, cujo vencimento da conta reajustada será para agosto/21.

É importante destacar, conforme discutido na audiência pública, que o SAAE NÃO procedeu nenhum reajuste das tarifas e demais preços públicos nos ÚLTIMOS 04 (quatro) anos. Se levarmos em conta apenas a inflação da data do último reajuste (janeiro/2017) até o mês de fevereiro/2021, constatamos um índice inflacionário ACUMULADO de 42,58%.

Além disso, se levarmos em consideração alguns custos fixos e diretos para manutenção dos sistemas de água e esgoto, temos um DESEQUILÍBRIO ainda maior, devido ao aumento generalizado de materiais e serviços.

Esta iniciativa de recorrer à AGÊNCIA REGULADORA foi tomada com responsabilidade, para evitar que tenhamos, em pouco tempo, a diminuição, ainda mais, da qualidade dos serviços prestados ou um colapso dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A equipe administrativa, técnica e operacional do SAAE está se esforçando ao máximo para que o SAAE volte a ter sustentabilidade econômica e financeira para executar todos os investimentos em saneamento que o município tanto necessita.

Quaisquer maiores informações, podem contatar os canais de atendimento do SAAE ou na própria OUVIDORIA da Agência Reguladora, através do link disponível em nosso site http://www.saaelambari.mg.gov.br.

WhatsApp do SAAE

Por Adalberto / Data: 10/03/2021

Já está disponível o número de WhatsApp do SAAE para que os cidadãos possam informar à autarquia a respeito de falta d’água, vazamentos de água e esgoto, qualidade da água efazer pedidos de religação de água.

As mensagens recebidas serão encaminhadas aos setores competentes a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO SANBAS

Por Adalberto / Data: 19/02/2021

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento de planejamento estratégico da política municipal que contribui para prevenção de doenças, proteção e promoção da saúde da população, bem como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. O PMSB, conforme definido pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece a política federal e as diretrizes nacionais do saneamento básico no Brasil (BRASIL, 2007), deve abarcar os quatro componentes do saneamento básico: 1) abastecimento de água; 2) esgotamento sanitário; 3) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e 4) drenagem urbana e manejo das águas pluviais, tendo como princípio o envolvimento e participação da população em todas as etapas de sua elaboração.

Além dos quatro componentes, o PMSB deve abranger toda a extensão territorial do município, ou seja, áreas urbanas e rurais. Desta forma, permite-se a contemplação das populações do campo, floresta e das águas, de áreas indígenas, de comunidades quilombolas e tradicionais, além das áreas onde residem populações específicas (favelas, ocupações irregulares, assentamentos precários, entre outras denominações). O horizonte temporal do Plano é de 20 anos, sendo revisado em periodicidade máxima de quatro anos, em conformidade com o Plano Plurianual (FUNASA, 2018).

Buscando promover e executar ações e serviços de saúde pública, a Fundação Nacional de Saúde - Funasa tem atuado na capacitação e apoio à elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs). Nesse contexto, a Funasa firmou o Termo de Execução Descentralizada (TED nº 02/2016) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para desenvolvimento do estudo denominado “Capacitação e elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico em municípios com população de até 50.000 habitantes do estado de Minas Gerais: uma pesquisa-ação no campo tecnológico, do controle social, da comunicação e do empoderamento nas políticas públicas de saneamento básico”, doravante denominado Projeto SanBas.

O município de Lambari foi selecionado pelo projeto e conta hoje com este estudo em elaboração. Todas as reuniões do Comitê Executivo serão transmitidas pelo canal do Youtube, através do Link https://www.youtube.com/channel/UCFjS3tmy-Sz40G6zorAijsg/playlists, na Playlist “PMSB Lambari”.

Aos usuários interessados, a primeira reunião com a equipe de coordenação da UFMG e os membros do Comitê Executivo, já se encontra publicada.

Para mais informações, acessem o site oficial do Projeto SanBas: https://sanbas.eng.ufmg.br/lambari-mg/

O CISAB SUL QUER OUVIR VOCÊ!

Por Adalberto / Data: 04/02/2021

Atualmente o consórcio CISAB SUL regula e fiscaliza onze municípios, sendo eles:


Boa Esperança, Campo Belo, Carmo de Minas, Coqueiral, Córrego do Fundo, Guapé, Lambari, Nepomuceno, São João Batista do Glória, São Lourenço e Três Pontas.


Se você reside em umas dessas cidades e já entrou em contato com o prestador de serviço de água e esgoto da sua cidade, mas não teve a manifestação atendida, não foi atendido de maneira satisfatória ou se não teve uma resposta conclusiva, entre em contato com a Ouvidoria do CISAB SUL.


A ouvidoria do CISAB tem a responsabilidade de receber as reclamações, sugestões, denúncias e elogios de seus usuários.


𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞: 𝐜𝐢𝐬𝐚𝐛.𝐞𝐨𝐮𝐯𝐞.𝐜𝐨𝐦.𝐛𝐫 𝐨𝐮 𝐛𝐚𝐢𝐱𝐞 𝐨 𝐚𝐩𝐩.


Furto de Água É Crime!

Por Adalberto / Data: 04/02/2021

O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a lei e cometem irregularidades no consumo, chegando, inclusive, a danificar as tubulações para se abastecer de forma fraudulenta.


A água é considerada um patrimônio público e eventual artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros poderá ser considerado furto qualificado pelo emprego de fraude (art. 155, § 4º, II, do Código Penal).


A infração é passível multa bem como da interrupção do fornecimento de água, de acordo com a gravidade do caso, de acordo com o art. 87 do Decreto 1022 de 27 de dezembro de 2000. Além de determinar a aplicação de multa, gera também o registro em boletim de ocorrência policial (B.O) e a abertura de processo crime por furto de água.


Denuncie ligações e clandestinas e violações ao hidrômetro.





Desperdicio de Água

Por Adalberto / Data: 25/01/2021

O desperdício de água é uma das principais causas da falta de água em várias localidades. Combater esse problema é dever do cidadão, dos empresários e do Estado.



O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade. Nesse sentido, é importante compreender o problema analisando a totalidade da questão, ou seja, a quantidade de água desperdiçada não somente pelo mau uso residencial, mas também pelos equipamentos públicos e práticas econômicas em geral.


As formas mais comuns e citadas de desperdício de água são conhecidas por todos: a torneira mal fechada, o banho demasiadamente demorado, a mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, os excessos na limpeza dos carros, entre outras práticas. Mas essa não é a única causa para o problema em questão.


Uma considerável parte do desperdício acontece no transporte da água até o consumidor, o que é resultado de tubulações públicas velhas ou danificadas, obras mal realizadas, além dos famosos “gatos” ou redirecionamentos de água clandestinos. Isso acontece em todos os países, que sempre apresentam certa taxa de desperdício de água: o Japão, por exemplo, desperdiça 10% de sua água; a Alemanha perde 9%, seguindo a média dos países europeus. O Brasil, no entanto, chega a desperdiçar 37%, conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e, se considerarmos apenas a água tratada, esse número salta para 41%.


Uma questão curiosa acontece no estado de São Paulo, que, desde 2014, vive o alarde da crise da água: segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, a capital Paulista e sua região metropolitana desperdiçam o equivalente a quatro vezes o volume hídrico poupado. Portanto, além de investir em novas formas de captação água, é necessário diminuir esse grande fluxo perdido de água, principalmente com a renovação dos dutos de transporte.


Vale lembrar, no entanto, que a atividade que mais desperdiça água é a agricultura. Nas áreas irrigadas, por exemplo, o desperdício chega a 50% da água utilizada, tanto por vazamentos quanto pelo emprego de técnicas que utilizam mais recursos hídricos do que o necessário, bem como as perdas por evaporação. A mudança nas práticas agrícolas e a adequação nos métodos de irrigação podem ser fatores para diminuir o consumo de água sem afetar a produção de alimentos e produtos primários em geral.


Outra atividade da economia que apresenta um elevado desperdício de água é a indústria, embora existam muitas fábricas que adotam o consumo consciente e que apostam em ideias de reutilização da água e outros. É necessário, portanto, desenvolver estratégias de uso sustentável da água, o que significa desperdiçar e consumir menos sem necessariamente comprometer a produção e a economia.


Os impactos do desperdício da água são graves e traduzem-se na redução do abastecimento de água para a população, na menor disponibilidade de água nas reservas hídricas e na ocorrência de verdadeiras crises hídricas em tempos de seca. Por causa disso, é importante que todos façam a sua parte, desde o cidadão em sua casa, passando pelo Estado, até as diferentes práticas da economia.




Extraído de: https://www.preparaenem.com/geografia/desperdicio-agua.htm

Texto: Por: Rodolfo F. Alves Pena







COVID-19

Por Adalberto / Data: 15/01/2021

Sobre a doença

 

O que é COVID-19

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

 

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispnéia ( falta de ar)

 

Como é transmitido

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • Toque do aperto de mão contaminadas;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da COVID-19 pode ser realizado a partir de critérios como:

1 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO é realizado pelo médico atendente, que deve avaliar a possibilidade da doença, principalmente, em pacientes com a associação dos seguintes sinais e sintomas:

  • Febre, que pode estar presente no momento do exame clínico ou referida pelo paciente (sensação febril) de ocorrência recente.
  • Sintomas do trato respiratório (por exemplo, tosse, dispneia, coriza, dor de garganta)
  •  Outros sintomas consistentes incluindo, mialgias, distúrbios gastrointestinais (diarreia/náuseas/vômitos), perda ou diminuição do olfato (anosmia) ou perda ou diminuição do paladar (ageusia).

Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também a obstrução nasal, a desidratação e a  falta de apetite (inapetência), na ausência de outro diagnóstico específico.
Em idosos, deve-se considerar também, critérios específicos de agravamento como: síncope (desmaio ou perda temporária de consciência), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite (inapetência).
O diagnóstico clínico da doença, também deve ser considerado em pacientes com doença grave do trato respiratório inferior sem causa clara, como é o caso de pacientes que se apresentem em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesta síndrome o indivíduo apresenta-se em franca dispneia/desconforto respiratório/dificuldade para respirar com saturação de oxigênio (O2) menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (cianose) ou queixa de pressão persistente no tórax.
Em crianças, a SRAG apresenta-se com os sinais e sintomas anteriores, devendo ser observados sinais característicos de esforço respiratório, tais como,  os batimentos de asa de nariz, tiragem intercostal, e, por fim, alteração na coloração das extremidades que ficam azuladas (cianose).

2 - O DIAGNÓSTICO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO é realizado pelo médico atendente no qual considera-se:

  • casos de paciente com a associação dos sinais e sintomas supracitados ou SRAG MAIS histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

3 - DIAGNÓSTICO CLÍNICO-IMAGEM:

  • caso de sintomas respiratório mais febre ou SRAG ou óbito por SRAG que não foi possível confirmar ou descartar por critério laboratorial E que apresente alterações tomográficas.

4 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL - Caso o paciente apresente os sintomas respiratórios mais febre ou SRAG. O profissional de saúde poderá solicitar os seguintes exames laboratoriais:

  • De biologia molecular, (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) normalmente até o oitavo dia de início de sintomas.
  • Imunológico, que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Sendo eles:
  • Ensaio imunoenzimático (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay - ELISA);
  • Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos;
  • Imunoensaio por Eletroquimioluminescência (ECLIA).
  • Pesquisa de antígenos: resultado reagente para SARS-CoV-2 pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno.

5 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL EM INDIVÍDUO ASSINTOMÁTICO (pessoa sem sintomas) que realizou:

  • Exame de Biologia Molecular com resultado DETECTÁVEL para SARS-CoV-2 realizado pelo método RT-PCR em tempo real.
  • Exame de Imunológico com resultado REAGENTE para IgM e/ou IgA realizado pelos seguintes métodos:  Ensaio imunoenzimático (ELISA) e Imunocromatografia (teste rápido) para detecção de anticorpos.

 

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
    Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Veja aqui como confeccionar e usar a máscara caseira.

Estimule familiares, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do uso de máscara e da higienização das mãos na prevenção da disseminação do vírus causador da doença COVID-19.

Dicas para viajantes:

Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.
Ao voltar de viagens internacionais ou locais recomenda-se:

  • Reforçar os hábitos de higiene e proteção como a utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70 %.
  • Caso apresente sintomas de gripe, busque atendimento nos serviços de saúde, e evite contato com outras pessoas

 

Se eu ficar doente

Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos, Procure imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde. Após encaminhamento consulte-se com o médico. Uma vez diagnosticado pelo médico, receba as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações.

Utilize máscara o tempo todo.

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa -  para desinfecção do ambiente.

Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações:

  • Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
  • Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
  • Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.

 

Serviço de Saúde

Procure um serviço de saúde caso apresente sintomas de síndrome gripal.



Fonte: Ministério da Saúde